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Gamificação no onboarding de novos colaboradores

O Onboarding é o treinamento de integração de um novo colaborador em uma organização. Refere-se de um procedimento de grande relevância para que os profissionais contratados se adequar,  rapidamente e efetiva, ao espaço de trabalho, conhecendo quais são as políticas da organização e o que é preciso para que atuem de um jeito eficaz na empresa.
Para gerar um onboarding ativo, é necessário oferecer ao colaborador toda a cultura organizacional, as suas potencialidades e os grandes gestores e fazê-lo pertencer parte da equipe desde do começo de sua caminhada. Assim, é possível assegurar que a pessoa esteja determinada e empenhada com as finalidades da organização.

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Fonte:Getty imagens(management)

Quais os benefícios de aplicar gamificação no treinamento de integração?

Gamificação é a aplicação de estratégias e mecânicas tradicionais de jogos para ajudar no aprendizado, apreciação do desempenho e encorajar as pessoas, entre outros objetivos. é uma técnica que tem como  ponto chave para determinar  os comportamentos exclusivos em situações vivenciadas, fora do ambiente do jogo. Entre os mecanismos mais importantes, podemos mencionar:
  • storytelling;
  • trilhas de conhecimento;
  • sistemas de pontuação;
  • quantificação de experiência;
  • missões e conquistas;
  • rankings e premiações.

São varias as vantagens de aplicar a gamificação no onboarding de novos funcionários. Jogos costumam ser fundamentados em histórias e na maioria das vezes possuem finalidades bem característicos, o que simplifica a imersão da pessoa no contexto desejado. No inicio, o participante não tem informações sobre aquele ambiente, entretanto vai conhecendo aos poucos e tomando decisões no exercício. Essa relação entre o lúdico e o real ajuda no aprendizado, unido com uma
 postura ativa que a pessoa necessita para realizar na atividade.

Além disso, o sistema de pontuações, níveis e rankings recompensa o bom desempenho, deixando  o participante mais motivado. Com isso, o colaborador poderá perceber, por conta própria, seu conhecimento acercara da organização e descobrir como aplicar seus novos conhecimentos na sua rotina.