Pular para o conteúdo principal

E-learning: quais os Indicadores para avaliar seus resultados

É cada vez mais elevada a quantidade de empresas que escolhe pelo ensino a distância para o desenvolvimento de seus colaboradores. Ele expõe vários benefícios: baixo valor de roll out, expectativa de obter uma quantidade maior de colaboradores e, o mais importante, com distintas soluções didáticas para instigar a aprendizagem. Sintetizando: soluções educativas com elevado estado de qualidade, que aplicam menos investimentos e proporcionar a habilitação de colaboradores em qualquer parte do mundo.
girl
Fonte:getty imagens(girl)

O e-learning é o que há de mais atualizado em se tratando de ensino a distância. Nesta categoria, que aproveita meios eletrônicos como instrumentos para adequar aprendizagem, recursos como games, cursos online, fóruns, chats, vídeos e infográficos permitem interatividade com o conteúdo e com outros participantes, experiências simuladas, trocas de experiências, construção coletiva da informação e etc.
Varias possibilidades de métodos, recursos e instrumentos aplicados no ambiente corporativo com uma exclusiva finalidade: de fazer da aprendizagem mais eficaz e cooperar com as sua decorrências. Contudo, o maior enigma da maioria das empresas é saber como adaptar-se a isso realmente está ocorrendo. Neste artigo, citamos alguns indicadores para avaliação de resultados de e-learning. Eles permanecem incorporados segundo a escala de avaliação para programas de treinamento, que apreciaremos de forma simplificada aqui.

Indicadores para Avaliação de Reação.

A avaliação de reação visa identificar a percepção dos participantes em relação à experiência de aprendizagem. É aceitável, por exemplo, conectar o acabamento de um curso ao preenchimento de um breve formulário de reação. Alguns requisitos são que podem constar no formulário: importância do conteúdo para o cotidiano no trabalho, relevância do conteúdo para o crescimento pessoal/profissional, simplificando a navegação, condição das soluções de apoio, qualidade no  panorama, tempo de permanência do curso, intercâmbio com o tutor e influência mútua com outros alunos.
A preferência dos indicadores que serão proporcionados no formulário de reação vai variar por curso que será estudado: se tem tutor ou não, se tem chat ou fórum, etc. Outros indicadores que podem cooperar para o diagnóstico da receptividade dos participantes em relação ao curso: período para obter acessar o curso, ocasião de navegação, assiduidade de acesso e número de contribuições no chat ou fórum.

Indicadores para Estimativa de Aprendizagem

Este grau de avaliação que aponta identificar se as finalidades de aprendizagem foram conseguidas. Os objetivos podem se incluir a adquirir de novas informações, agilidades ou a alterações na forma como envolvidos compreendem o fato. Em um e-learning é plausível cogitar com os seguintes indicadores: nota de auto avaliação do participante, nota de avaliação de conhecimento, condição da interação entre participantes e tutores, condição dos conhecimentos postadas em chats e fóruns, notas por serviços realizadas, entre outros.

Indicadores para Ponderação de Comportamento

A avaliação de desempenho identifica se existiu passagem de aprendizagem, ou seja, se os participantes passaram a pôr em exercício as informações e habilidades recém-adquiridas.
Indicadores que podem ser aproveitados para avaliação do comportamento: nota de avaliação presencial das atividades do aluno pós-curso, nota de auto avaliação do aluno algum tempo após o curso e nota em avaliação de desempenho individual.

Indicadores para Estimativa de Resultados

Neste estado de avaliação, avaliar o apoio do treinamento para os resultados do negócio. Estes são alguns dos prováveis identificadoras de resultados: percentual de vendas, nota de qualidade, percentual de satisfação dos clientes, taxa de erros em processos, período de atendimento, percentagem de reivindicações, pesquisa de clima, índice de absenteísmo. É indispensável estimar-se os resultados das soluções em e-learning. A apreciação desses indicadores irá fomentar a área de Treinamento e Desenvolvimento, permitir afeiçoar-se quais soluções são mais ou menos efetivas em  conformidade com cada público e tipo de conteúdo.

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Z: quais as dificuldades na sua gestão .

Antes de tudo, o que venha ser a geração Z, formada principalmente por jovens que surgiram apos o final da década de 90. Sua principal característica é a massificação da tecnologia que agregou na vida das pessoas, eficiência, inovação e modernidade, sobretudo no ambiente empresarial.
Desse jeito, essa nova geração trouxe transformações bastante impactante nas empresas, com  nova forma de agir e pensar, ampliado suas visões para novas possibilidades e interesses tendo como características a serem mais flexíveis, interativos e dinâmicos.


As pessoas dessa geração Z estão a procura principalmente da estabilidade, propostas e ideias que tragam retorno imediatos, mais ao mesmo tempo que se mantem durador ao longo do tempo. Em muitas das situação essa geração buscar no primeiro momento a remuneração, só depois de fazer parte algo mais significante para vida.


Uma das principais virtudes dessa geração, é de construir na carreira profissional, algo tipo marcante e ainda ser pago por isso. Em fa…

A História Do Como Fazer Onboarding De Novos Colaboradores

Você escolheu novos colaboradores e agora é só esperar para que eles se cresçam na organização? Porem! É necessário fortalecer a relação deles no espaço de trabalho, isso é o ponto de partida para chegar ao  onboarding na integração de novos colaboradores. Incide em uma metodologia para harmonizar e habilitar estes profissionais na cultura da organizacional.
Porem, diversos líderes  de recursos humanos apresentam algumas imprecisões da forma como o onboarding deve ser realizado, logo, quando feito adequadamente, esse procedimento deixa que os colaboradores estejam mais determinados e proporcionem resultados em pouco tempo. siga este artigo e conheça dicas importantes para ter sucesso certo o procedimento deintegrar novos funcionários. Veja!

Agrupe colaboradores em um evento de onboarding de novos funcionários Para começar uma metodologia de onboarding hábil, prepare um evento. Primeiro comece com “seja bem-vindo” no inicial dos trabalhos com novos colaboradores é o mais apropriado pa…

Treinamentos on the job:melhorar na aprendizagem de equipes

Essa pratica detreinamento é cada vez mais comum no ambiente empresarial, principalmente pelo fato de ser realizado dentro do próprio ambiente de trabalho.
A sua finalidade é observar como colaborador se comporta diante das situações do dia-a-dia da empresa, dessa forma adequado aos procedimentos de trabalho da organização. Quando criança, nossos comportamentos são espelhado no que os adultos: falam e gesticulam.

 Essa ideologia é defendida por parte de alguns gestores, que o aumento da aprendizagem do colaborador   através da realização de seu trabalho diário, tudo isso agregado dentro de curso de treinamento formalizado.Contudo, outros tipos de treinamentos não trariam os mesmos resultados. Embora, ajudar integrantes de equipes apreender seja uma tarefa mais difícil de executar na pratica, do que na teoria. ao londo desse artigos vamos conhecer alguns estratégias de aprendizagem o para equipes de trabalho.

Entre diversos métodos de programas trainees e liderança, nesse tipo de trein…