Pular para o conteúdo principal

Onboarding nas empresas: atração e retenção de talentos

Só quem está no lugar de um gestor compreende o quanto é difícil pode ser achar a pessoa certa para cargo – e, o mais importante, integrar esse colaborador à cultura organizacional. Mas, por felicidade, há maneiras de melhorar esses métodos, estudadas para diminuir o período de adequação de novos colaboradores. Uma dessas técnicas é o onboarding.
 gilles goaoc
Fonte:getty imagens( gilles goaoc)

O que é Onboarding?

Onboarding é uma palavra que estar relacionada o conjunto de métodos que têm como finalidade harmonizar e habilitar os colaboradores recém-chegados em uma organização e em sua cultura. Termo que vem do inglês, onboarding que é exatamente “embarcar”, ou  mergulhar isso  contexto organizacional.
Por outro lado, são procedimentos que tendem a reduzir o tempo que um novo colaborador demora em chegar ao da sua máxima potencialidade dentro de uma organização. É preciso mais do que uma simples orientação: planos de onboarding necessitam fazer com que o colaborador se identifique com os objetivos de uma organização. Já entrado do assunto, mesmo que aos poucos.


Uma ótima opção versus o turnover

Um dos fundamentais finalidades de se conseguir um consistente plano de onboarding é diminuir o turnover – que é a palavra que indica a rotatividade de pessoal em uma organização. Porque, uma vez que o colaborador conhece aquela importante percepção de “pertencer”, seu vinculo com a organização seguramente crescera. As empresas que apresentam um extenso prestígio aos colaboradores têm percentuais de rotatividade  menores do que as organizações que não possui essa mesma iniciativa.

A importância no processo de onboarding de novos colaboradores?

O processo de onboarding iniciar antes  do primeiro dia de um novo colaborador. Uma técnica de integração bem ocorrida  já inicia na realização do processo de recrutamento e a seleção. É fato, o onboarding está vinculado (e, de uma jeito, inicia) com a “marca empregadora” que você institui para aproximar pessoas que têm o perfil correspondente para alcançar seus objetivos. Portanto, ferramentas que formam a gestão ainda são prezadas aliadas de sua técnica de onboarding. Pois ajudam que o novo colaborador apresente, bem claras, as tarefas prioritárias que necessitam ser realizadas, desde começo.


Comentários