Pular para o conteúdo principal

O poder da resiliência: sua importância na produtividade

As Organizações estão colocadas em um mercado bastante competitivo, onde cada vez mais anseia por produtividade cada vez mais crescente. cada individuo tem seu dia-a-dia de trabalho e tarefas rotulado, mas as vezes aparecem alguns para serem concluídas com prioridades.

de stress at work
Fonte: Getty imagens(de stress at work)


Isso é quase que certo que aconteça no dia-a-dia de qualquer pessoa, porém as pessoas tem formas diferentes de contornar esse momento de puro estresse. ainda que em alguns,  uma certa dose de estresse, consiga definir prioridades, para resolver as suas atividades e voltar a sua rotina normal sem grandes esforços, entretanto alguns permanecem sob influência do estresse enquanto não resolverem tarefas pendentes, dessa forma o estresse vai influência sob sua produtividade.

Nesse contexto, a resiliência:uma competência essencial , pois estar relacionado forma como uma pessoa  mantenha suas plenitude e aptidões rumo ao alcance de seus proposito, que dão mais sabor a vida, mesmo estando com certo nível de estresse. simplificando a resiliência é a medida de ser   adaptável diante das situações adversas que vai surgindo,contudo saber lidar com estresse.

A Resiliência nas organizações 

No ambiente organizacional enérgico, marcado por mudança a todo instante, é necessário soluções ágil,  dinâmicas e pessoas adaptáveis. E assim chegamos a destacar a resiliência e sua importância na organização  e nas pessoas que a compõe.

Não se tem com classificar se uma pessoa é resiliente. logo as pessoas têm disposição e graus de resiliência. Elas podem expor essa habilidade em determinados campos da vida e que se revelaram em sua totalidade precipitadas e inexperientes em outras.

Contudo, há estado de resiliência que nos podemos refletir ser agradável, que são os que permite definir estratégias e tomada de decisão de maneira planejada, arca com perigo de jeito mais consciente e seguro, garantindo seu sustento.

Então o setor de RH da empresa é capaz de estabelecer formas que possam ajudar a movimentar a atitude resiliente nas pessoas, com objetivo de evitar a síndrome de burnout, isso acontecer principalmente quando as pessoas  ficam expostas a situação de grande estresse que não consigam aguentar toda essa carga de pressão.

Os administradores devem ficar atento ao notarem esse nível de resiliência das pessoas no seu grupo, para aumentar aos poucos sua carga de cobrança. Essa noção é um abordagem relativa, tendo o gestor realizar avaliações mais praticas tipo: pedir para pessoa fazer um relatório de um dia para outro, atender um cliente que exija um maior grau de dedicação e paciência fazer um julgamento e observar como o profissional se portar com essa situação.

A arte de dar a volta por cima 

Nada mais é que jeito como pessoa reage perante as situações que tem muito afim com padrões de mentalidade da pessoa que vai mais alem de crenças, religião ou cultura mais situações marcantes vivenciadas.

A maturidade é outro aspecto impactante no que tange a crença limitante, é uma ferramenta de auto-sobrevivência, ativamente presente numa pessoa resiliente. é tido como capacidade de romper desafios e superar problemas.

Crenças determinantes

O oposto a crença limitante, a crença determinantes são as que aumenta a capacidades das pessoas de superarem desafios, entre elas temos:

  • Autocontrole é a capacidade de auto domínio o jeito que conseguimos gerir nossas próprias emoções.
  • Leitura corporal é jeito como percebemos e adaptamos impulsos nervosos do cérebro usando o amadurecimento a nosso favor em situações de estresse.
  • Otimismo  é capacidade de foco e vontade, e ver cada situação como uma nova oportunidade.
  • Verificação do ambiente é capacidade de perceber causas e situações adversas no local.
  • empatia a capacidade de se colocar no lugar do outro, principalmente em situações difíceis.
  • Autoconfiança capacidade de confiar naquilo que ta fazendo.
  • alcançar e manter equipes agrupar pessoas sem temer o fracasso, sustentar um rede de união e apoio.
  • sentido da vida encontra seu espaço no mundo e modo como viver, aonde tudo faz mais sentido.

Nesse pequeno percurso que  falamos sobre resiliência e seu poder transformador de vidas podemos destacar alguns pontos como: a capacidade de superação, a maturidade que nos faz olhar a vida de outro jeito, a arte de dar a voltar por cima capacidade de seguir adiante, etc. Portanto a resiliência não é tido como algo que nascemos com ela, mas sim sendo construído e adquerido ao longo do tempo e nunca teremos em toda  sua plena totalidade.   

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Z: quais as dificuldades na sua gestão .

Antes de tudo, o que venha ser a geração Z, formada principalmente por jovens que surgiram apos o final da década de 90. Sua principal característica é a massificação da tecnologia que agregou na vida das pessoas, eficiência, inovação e modernidade, sobretudo no ambiente empresarial.
Desse jeito, essa nova geração trouxe transformações bastante impactante nas empresas, com  nova forma de agir e pensar, ampliado suas visões para novas possibilidades e interesses tendo como características a serem mais flexíveis, interativos e dinâmicos.


As pessoas dessa geração Z estão a procura principalmente da estabilidade, propostas e ideias que tragam retorno imediatos, mais ao mesmo tempo que se mantem durador ao longo do tempo. Em muitas das situação essa geração buscar no primeiro momento a remuneração, só depois de fazer parte algo mais significante para vida.


Uma das principais virtudes dessa geração, é de construir na carreira profissional, algo tipo marcante e ainda ser pago por isso. Em fa…

A História Do Como Fazer Onboarding De Novos Colaboradores

Você escolheu novos colaboradores e agora é só esperar para que eles se cresçam na organização? Porem! É necessário fortalecer a relação deles no espaço de trabalho, isso é o ponto de partida para chegar ao  onboarding na integração de novos colaboradores. Incide em uma metodologia para harmonizar e habilitar estes profissionais na cultura da organizacional.
Porem, diversos líderes  de recursos humanos apresentam algumas imprecisões da forma como o onboarding deve ser realizado, logo, quando feito adequadamente, esse procedimento deixa que os colaboradores estejam mais determinados e proporcionem resultados em pouco tempo. siga este artigo e conheça dicas importantes para ter sucesso certo o procedimento deintegrar novos funcionários. Veja!

Agrupe colaboradores em um evento de onboarding de novos funcionários Para começar uma metodologia de onboarding hábil, prepare um evento. Primeiro comece com “seja bem-vindo” no inicial dos trabalhos com novos colaboradores é o mais apropriado pa…

Treinamentos on the job:melhorar na aprendizagem de equipes

Essa pratica detreinamento é cada vez mais comum no ambiente empresarial, principalmente pelo fato de ser realizado dentro do próprio ambiente de trabalho.
A sua finalidade é observar como colaborador se comporta diante das situações do dia-a-dia da empresa, dessa forma adequado aos procedimentos de trabalho da organização. Quando criança, nossos comportamentos são espelhado no que os adultos: falam e gesticulam.

 Essa ideologia é defendida por parte de alguns gestores, que o aumento da aprendizagem do colaborador   através da realização de seu trabalho diário, tudo isso agregado dentro de curso de treinamento formalizado.Contudo, outros tipos de treinamentos não trariam os mesmos resultados. Embora, ajudar integrantes de equipes apreender seja uma tarefa mais difícil de executar na pratica, do que na teoria. ao londo desse artigos vamos conhecer alguns estratégias de aprendizagem o para equipes de trabalho.

Entre diversos métodos de programas trainees e liderança, nesse tipo de trein…