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Como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Um dos principais fatores do absenteísmo, ou seja, a falta ao trabalho estar relacionado principalmente com as doenças. Essas dificuldades vão de uma simples doenças a problemas graves de saúde, tantos elementos externos ou emocionais. Então dessa forma se faz necessário cuidado no modo como as atividades são feitas, respeitando as pausas entorno de toda jornada, agregando principalmente um programa de qualidade de vida.
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Fonte:Getty imagens(sitting).


Qual a definição de programa de qualidade de vida no trabalho? 

A qualidade de vida no trabalho, ou que chamamos simplesmente de QVT, tem por função melhorar a  satisfação das pessoas, visando o bem- estar da pessoa, quando se fala de saúde no ambiente empresarial. É um agregado de métodos e atitude para promover pratica que melhores a condições da realização do trabalho, dessa melhorando os resultados da empresa.

Existem diversos fatores que contribui para a falta de qualidade de vida no trabalho entre eles podemos relacionar: conflito, baixa perspectiva de crescimento, pressões, fatores ambientas e cansaço físico e mental.

Um programa de qualidade de vida nas empresas tem com tudo o objetivo de humanizar a organização. Porem, e importante avaliar os impactos negativos e positivos, antes de sua implantação e quais elementos tem tendência a influenciar todo o processo, tipo: a cultura organizacional, clima participativos, a comunicação interna, as politicas de RH  e a estruturação ambiental e de equipamentos do local.


Etapas para programa de qualidade de vida no trabalho:

  • Sensibilidade: nessa etapa é importante que todos os envolvidos no processo estejam comprometidos.


  • Planejamento: estar relacionado à tomada de decisão com relação ao projeto: equipe envolvida, modelos e ferramentas que serão utilizados, bem como todo a ser executado.




  • Diagnóstico: Procurar informações a respeito da gestão de pessoas e da organização, sobre tudo a qualidade de vida no trabalho.


  • Executar: determinar prioridades, conforme os resultados do que foi coleto e interpretado no processo. 

  • Avaliação: Nessa etapa ao temos a confirmação dos resultados esperados e alcançados, bem como garantir sua continuidade para crescimento desse programa.
Portanto, como visto antes os programas surge da necessidade das empresas em resolver situações problemas de qualidade de vida, com programa que oriente as pessoas, os riscos da má alimentação, com palestras educativas e informativas, receitas baratas e ricas em saúde, entre outros.