Pular para o conteúdo principal

Como melhorar a qualidade de vida no trabalho

Um dos principais fatores do absenteísmo, ou seja, a falta ao trabalho estar relacionado principalmente com as doenças. Essas dificuldades vão de uma simples doenças a problemas graves de saúde, tantos elementos externos ou emocionais. Então dessa forma se faz necessário cuidado no modo como as atividades são feitas, respeitando as pausas entorno de toda jornada, agregando principalmente um programa de qualidade de vida.
sitting
Fonte:Getty imagens(sitting).


Qual a definição de programa de qualidade de vida no trabalho? 

A qualidade de vida no trabalho, ou que chamamos simplesmente de QVT, tem por função melhorar a  satisfação das pessoas, visando o bem- estar da pessoa, quando se fala de saúde no ambiente empresarial. É um agregado de métodos e atitude para promover pratica que melhores a condições da realização do trabalho, dessa melhorando os resultados da empresa.

Existem diversos fatores que contribui para a falta de qualidade de vida no trabalho entre eles podemos relacionar: conflito, baixa perspectiva de crescimento, pressões, fatores ambientas e cansaço físico e mental.

Um programa de qualidade de vida nas empresas tem com tudo o objetivo de humanizar a organização. Porem, e importante avaliar os impactos negativos e positivos, antes de sua implantação e quais elementos tem tendência a influenciar todo o processo, tipo: a cultura organizacional, clima participativos, a comunicação interna, as politicas de RH  e a estruturação ambiental e de equipamentos do local.


Etapas para programa de qualidade de vida no trabalho:

  • Sensibilidade: nessa etapa é importante que todos os envolvidos no processo estejam comprometidos.


  • Planejamento: estar relacionado à tomada de decisão com relação ao projeto: equipe envolvida, modelos e ferramentas que serão utilizados, bem como todo a ser executado.




  • Diagnóstico: Procurar informações a respeito da gestão de pessoas e da organização, sobre tudo a qualidade de vida no trabalho.


  • Executar: determinar prioridades, conforme os resultados do que foi coleto e interpretado no processo. 

  • Avaliação: Nessa etapa ao temos a confirmação dos resultados esperados e alcançados, bem como garantir sua continuidade para crescimento desse programa.
Portanto, como visto antes os programas surge da necessidade das empresas em resolver situações problemas de qualidade de vida, com programa que oriente as pessoas, os riscos da má alimentação, com palestras educativas e informativas, receitas baratas e ricas em saúde, entre outros.


Postagens mais visitadas deste blog

Geração Z: quais as dificuldades na sua gestão .

Antes de tudo, o que venha ser a geração Z, formada principalmente por jovens que surgiram apos o final da década de 90. Sua principal característica é a massificação da tecnologia que agregou na vida das pessoas, eficiência, inovação e modernidade, sobretudo no ambiente empresarial.
Desse jeito, essa nova geração trouxe transformações bastante impactante nas empresas, com  nova forma de agir e pensar, ampliado suas visões para novas possibilidades e interesses tendo como características a serem mais flexíveis, interativos e dinâmicos.


As pessoas dessa geração Z estão a procura principalmente da estabilidade, propostas e ideias que tragam retorno imediatos, mais ao mesmo tempo que se mantem durador ao longo do tempo. Em muitas das situação essa geração buscar no primeiro momento a remuneração, só depois de fazer parte algo mais significante para vida.


Uma das principais virtudes dessa geração, é de construir na carreira profissional, algo tipo marcante e ainda ser pago por isso. Em fa…

A História Do Como Fazer Onboarding De Novos Colaboradores

Você escolheu novos colaboradores e agora é só esperar para que eles se cresçam na organização? Porem! É necessário fortalecer a relação deles no espaço de trabalho, isso é o ponto de partida para chegar ao  onboarding na integração de novos colaboradores. Incide em uma metodologia para harmonizar e habilitar estes profissionais na cultura da organizacional.
Porem, diversos líderes  de recursos humanos apresentam algumas imprecisões da forma como o onboarding deve ser realizado, logo, quando feito adequadamente, esse procedimento deixa que os colaboradores estejam mais determinados e proporcionem resultados em pouco tempo. siga este artigo e conheça dicas importantes para ter sucesso certo o procedimento deintegrar novos funcionários. Veja!

Agrupe colaboradores em um evento de onboarding de novos funcionários Para começar uma metodologia de onboarding hábil, prepare um evento. Primeiro comece com “seja bem-vindo” no inicial dos trabalhos com novos colaboradores é o mais apropriado pa…

Treinamentos on the job:melhorar na aprendizagem de equipes

Essa pratica detreinamento é cada vez mais comum no ambiente empresarial, principalmente pelo fato de ser realizado dentro do próprio ambiente de trabalho.
A sua finalidade é observar como colaborador se comporta diante das situações do dia-a-dia da empresa, dessa forma adequado aos procedimentos de trabalho da organização. Quando criança, nossos comportamentos são espelhado no que os adultos: falam e gesticulam.

 Essa ideologia é defendida por parte de alguns gestores, que o aumento da aprendizagem do colaborador   através da realização de seu trabalho diário, tudo isso agregado dentro de curso de treinamento formalizado.Contudo, outros tipos de treinamentos não trariam os mesmos resultados. Embora, ajudar integrantes de equipes apreender seja uma tarefa mais difícil de executar na pratica, do que na teoria. ao londo desse artigos vamos conhecer alguns estratégias de aprendizagem o para equipes de trabalho.

Entre diversos métodos de programas trainees e liderança, nesse tipo de trein…