Pular para o conteúdo principal

Onboarding:integração de novos talentos

Em setores voltado para contratação e integração de novos colaboradores,  nada mais deselegante do que gastar muito tempo a procurar de um profissional capacitado para preencher o cargo e exercer papel produtivo na organização. Pelo outro lado, esse candidato não desempenhar o esperado e acabar ficando pouco tempo na função, nesse momento configura uma experiência negativa tanto para empresas, como para os profissionais de RH.

Em muitas das empresas, se decide por escolher desenvolver suas potenciais lideres antes que esses profissionais assumam posições estratégicas importantes. Isso implica em receber trainees com alto grau de potencialidade, que permitam aprimorar desse de cedo à cultura organizacional e garantir oportunidades de crescimento na carreira e de bons resultados no futuro.
millennials in the workforce
Fonte: Getty imagens(millennials in the workforce)

Porem, nem sempre se consegue a ocupação dessas  posições estratégicas com relação ao quadro interno, Em alguns momentos, não há alguém apto no quadro interno a ocupar certas funções e nesses casos a organização que procurar demanda no mercado para suprir essa deficiência.

Porque investir na experiência onboarding?


Em muitos dos casos há uma atenção especial no processo de integração de novos colaboradores na empresa. Nesse sentido o processo de Onboarding, expressão da linguagem inglesa  (chamada   de “embarcando”), tem como finalidade que o gestor se familiarize mais rápido possível e demostrar um ótimo compasso de liderança e comunicação. Dessa forma, permite entender o mais rápido do estilo de liderancia e atuação do novo líder e tomar conhecimento de seus objetivos.

O prejuízo causado pela falta de adequação no processo de integração de novos executivos podem trazer custos bastantes elevados. Isso levando em consideração, o impacto causado pelas atitudes dos  lideres no desempenho da organização, o Onboarding se apresentar como ótimo programa, principalmente no aspecto custo-beneficio pois possibilita a diminuição da substituição de posições importante.

O principal foco de atuação do  Onboarding, é no combate a diminuição do turnover e motivação de equipes que são ações positivas e relevantes na organização, agregando  um diferencial competitivo muito grande.