Pular para o conteúdo principal

Hackathons: O que são ?, qual sua importância nas equipes

São métodos utilizados para agrupar pessoas tipo: designers, programadores e entre outros profissionais a afim no desenvolvimento de aplicações, com o objetivo de criar soluções inteligentes para vários desafios do dia-a-dia.
esse modelo de pratica enraizada no brainstorming, surgiu nos anos 90, mas não apenas direcionada ao ramo da informação,qualquer área do segmento de desenvolvimento pessoal.
social gathering
Fonte:Getty imagens(social gathering)

No termo da linguagem, hackathon vem da mistura entre as terminais hack (verbo “to hack”, significando “programar com expertise”) e marathon (do inglês, “maratona”), numa visão mais holística, é o ponto de partida para o desenvolvimento de ideias inovadoras. Os Hackathons ajudam no processo de integração de equipes na organização e também no fortalecimento e crescimento de networking com os concorrentes quando viável a todos.  Contudo, esses não os únicos motivos por quais despetaria o interesse da organização por essa ferramenta.

Ele promove tanto a rapidez e a criatividade de novas ideias entre outras vantagens na empresa.
E no colaborador principalmente nos fatores de criatividade de novas ideias, o desenvolvimento e novas habilidades, principalmente as que vão sendo desenvolvidas. Acrescenta qualidade na soluções de problemas, melhora o processo de comunicação entre os colaboradores e quanto ao elemento competitividade  é premiado as equipes com desempenho melhores.

Ideias para processo de dos Hackathons


1- Entenda as necessidades da empresa antes da criação do metodo de Hackathons:

Os modelos dos hackathons são tido como exclusivos e diferentes para cada desenvolvimento de negócios. Logo a aplicação desse método estar modificar o fluxo de trabalho. Por outro lado, essa modificação estratégica pode trazer bons resultados para empresas.

2- Utilize os Hackathons como ferramenta de inovação 

A utilização desse método tem como principal objetivo a promoção de inovação, gastando minimo possível no desenvolvimento da produção.

3-Utilize como ferramenta de integração e surgimento de novas ideias.

Crie novas formas de conhecimento e melhore a integração de equipes em seu próprio hackathon . esse são modos de crescer e integralizar o conhecimento na empresa.Utilize os hackathons para aprimorar as habilidades dos membros de sua empresa.