Pular para o conteúdo principal

Qual a função do RH na entrevista

No momento da entrevista é um dos mais importantes quando falamos de processo de seleção de pessoas. É nesse momento que tanto as empresas, bem como os candidatos se identificam melhor.
Nessa etapa o entrevistador tem o dever de informar sobre os candidatos principalmente no que tange a sua personalidade e comportamento de cada um diante de situações.
businessperson
Fonte: Getty imagens(businessperson)

muitas das vezes se revela um instante de ansiedade e indecisão, contudo também se criar expectativas dos dois lados. A pessoa procura uma nova chance de trabalho, um recolocação profissional, por outro lado a empresa procura a pessoa ideal para ocupar o cargo em questão.
Nota-se que os candidatos estão se aperfeiçoando cada vez mais para essa etapa, dificultando a escolha por parte dos selecionadores.

Perante a esse processo de seleção, qual a função do RH?

Ser efetivo é fazer o que é necessário tendo foco em três aspecto: qualidade; planejamento e execução. Dessa forma o entrevistador deve seguir rigidamente as etapas de recrutamento e seleção.
antes do entrevistador aplicar a entrevista é necessário que ele defina o que ele procura essencialmente no candidato, estamos falando de : experiências, conhecimento, habilidades. A descrição do cargo, bem como o currículo do candidato para melhor fazer esse paralelo.

Também seria interessante tentar dialogar  com o superior que trabalhará diretamente com o novo funcionário. questionar a ele qual o perfil de profissional esperado a, quais suas atividades a serem desenvolvidas e de verificada nos aspectos mais importantes.

Faça um Guia  para a sua entrevista, estabeleça como irá começa sua saudação, o que irá dizer e quais os questionamentos a serem abordados.  Não se esqueça de que é um momento de tensão para as pessoas que iram concorrer a vaga, por isso, saiba cumprimentar os candidatos, de modo que se sitam mais leves  no transcorrer da entrevista.

Seja imparcial e reprima seja qual for, opinião pessoal no momento  da entrevista, tais como: simpatia; antipatia; orientação sexual; religião; etnia, entre outros. Em alguns casos pode acontecer  escolhas tendenciosas, como, por exemplo, um candidato  tem determinada crença igual ao do  entrevistador, saiba diferenciar formalidade de informalidade.

No momento  da entrevista, além de verificar com o candidato as informações aplicando  perguntas a  sobre como ele realizara o seu trabalho, o entrevistador deve ficar atento a quatro aspectos sobre o candidato:


  • Relato profissional – esse é ponto que merece grau de maior importância. Veja a carreira profissional e observe a evolução do candidato em seus conhecimentos, habilidades e repulsões.


  • Relato educacional – busque informações a respeito da  formação educacional do candidato, escolas, faculdades ou cursos que frequentou, verifique se é viável perceber a orientação da carreira dele.


  • Relato familiar – Procure informações do candidato sobre os históricos familiares e tipo de educação adquirida. 


  • encaixe social – avalie o candidato levando em consideração os grupos aos quais pertence, se tem algum participação em movimentos  políticas, religiosas ou sociais, entre outros.


Tenha sempre em mente, que esses aspectos são apenas para formar um o perfil da pessoa e não para fazer distinções.

A função do RH  é selecionar o candidato não apenas tendo com base o currículo, mas também pelas competências técnicas adquiridas. O gestor da área na qual o candidato irá trabalhar poderá elaborar um teste para verificar suas habilidades técnicas e emocionais em situações simuladas. Desta forma, o papel do RH é defender uma atitude mais concordante com o perfil de um entrevistador, ser cumpridor, coordenar e fazer valer, com eficiência o transcorrer do processo de recrutamento e seleção. Assim, conseguira ser feliz e na escolha acertada para a empresa.