Pular para o conteúdo principal

Qual a relevância da entrevista de desligamento ?

A entrevista de desligamento não muito utilizado pelas organizações. Nas que utilizam,essa prática habitualmente é empregada exclusivamente para padronizar do processo, não possibilitando avaliação e nem compartilhamento de conhecimento.

 
social group
Fonte:Getty imagens (social group)

Alem de não ser uma procedimento usual, a entrevista de desligamento pode retroalimentar a área de RH – e a Organização de modo geral – com informações relevantes que proporcione a melhoria de processos e como cultura da empresa. Ela deve ser aplicada para situações de desligamento ativo ou passivo. Quando o processo é efetuado da modo certo, contribui, ainda, para determinação de uma cultura de diálogo e até mesmo para elevação do nível de retenção de funcionários, que passam a compreender que a empresa aprecia suas concepções.


Veja alguns vantagens da entrevista de desligamento:



Perceber o estilo de liderança e as práticas aplicadas pelos administradores da empresa.



A maior parte das pessoas que pedem demissão é ocasionada por aspectos relacionadas à liderança. A partir das explicações reveladas na entrevista de desligamento, o setor de Recursos Humanos assim como a Alta Direção terão informações de suma importância para reconhecimento de talentos e a elaboração de programas de desenvolvimento de líderes.

Identificar aspectos de melhorias nas práticas de RH

Por exemplo, plano de sucessão, benefícios, gestão de talentos, etc.Expõe-se ser vários os motivos que conduzem um pessoa a seguir sua carreira profissional em outra organização. Entre elas alguns que se relacionam diretamente com as práticas efetuadas por Recursos Humanos, como falta de perspectiva de crescimento na empresa, insatisfação com o salário e benefícios, entre outras. A entrevista de desligamento deve apreciar situações que aborde sobre essa temática com a finalidade que se possa proporcionar um feedback para a área sobre seus processos e práticas. 


Perceber que as práticas de atração de talentos usadas pelas empresas concorrentes.



Algumas empresas se utilização da entrevista de desligamento para obter informações sobre  benefícios e salários oferecidos pela concorrência para atrair novos funcionários. É preciso ter prudência ao questionar sobre esses aspectos. O colaborador é essencial ter a iniciativa para falar ou não sobre a concepção de seu novo contratante.


Um questionamento muito importante é  “O que motivou você a optar por uma nova empresa?” viabilizar a obter essas informações de forma imperceptível e não ofensiva. Caso o colaborador se sinta confortável, para falará abertamente sobre a aspecto salarial.


Uma pergunta aberta, como, por exemplo, “O que você poria modificar na empresa?”, isso viabiliza que o colaborador comente sobre pontos críticos e suas ideias de melhoria, compreendendo a empresa e suas áreas de uma forma mais complexas.



como reconhecer a percepção do colaborador?


Estas informações podem contribuir para a empresa a aprimorar o ambiente de trabalho com informações sobre a cultura organizacional, comunicação, relacionamento  e grupos de trabalho.




Para colher informações sinceras que sejam aproveitadas para melhoria de processos, a entrevista de desligamento pode ser realizada durante o período que abrange o comunicado de desligamento e o desligamento em si, evitando deixar para a última semana, quando o colaborador provavelmente estará menos envolvido com a empresa.


O essencial ponto critico é cuidar para que o profissional se sinta confortável para responder aos questionamentos. É a oportunidade de ouvir mais do que falar.

Portanto, Ao realizar de forma correta a entrevista de desligamento, a organização tem uma grande momento de obter informações que poderão de algum forma possibilitar a desenvolvimento dos processos de trabalho.