Pular para o conteúdo principal

como avaliar um candidato a emprego

Apesar de a entrevista consistir em procedimentos por passos definidos e critérios específicos a serem observados no candidato, não podemos desconsiderar que existe uma dimensão subjetiva nesse processo, a qual passa a vista, que o entrevistador utiliza para entender o mundo e que podem induzi-lo aos equívocos na construção do perfil do candidato.


Cada pessoa interpreta as informações de acordo com seu modelo de referência O modelo mental- que é único, por ser cultivador por experiências, valores, além do estado emocional. Todos esses elementos determinam a forma como o homem ver o mundo a sua volta e o significado daquilo que lhe acontece.Logo o modelo mental funciona como filtro para captar a realidade, e nem sempre a realidade captada de fato ocorrera. Raramente colocamos em dúvida nossos próprios modelos do mundo até que sejamos forçados a fazê-los.


Todas as pessoas dispõem de cinco sentidos com os quais se utilização para a percepção do mundo a sua volta, logo a tendência é elas acreditarem cegamente em suas percepções como se elas fossem seguidoras fies da realidade.
sitting
Fonte:Getty imagens(sitting).

As pessoas reagem àquilo que percebem, mas suas percepções nem sempre reflete a realidade objetiva. Ao interpretar a realidade, o individuo tende a distorcê-la.


  • Percepção seletiva, As pessoas interpretam seletivamente o que veem, com fundamento em seus modelo mental  seus próprios interesses, sua atitudes e suas experiencias.
  • projeção é a atribuição de características próprias a outras pessoas a projeção é inconsciente 
  • efeito halo é a construção de uma impressão geral de um indivíduo, a partir de uma característica apenas.
  • estereotipagem é o juízo formulado a respeito de alguém segundo o critério de percepção própria grupo ao qual essa pertence.
  • efeito de constaste, é características de uma pessoa afetada pela comparação com outra recentemente encontrada. uma pessoa é qualificada ou desqualificada não base em sua próprias características, mas em comparação com as características de outra pessoa.     


A pessoa que vai executar o papel de selecionador deve-se fazer habitual o exercício a tarefa de prestar atenção no candidato e tomar decisões considerando reflexos alterados do seu próprio modelo mental.


Dessa forma, compete a o entrevistador conhecer e manter–se atento a essas Distorções perceptivas, que podem lhe causar equívocos na construção do perfil do candidato; ao contrário, o entrevistador pode se distanciar dos fatos, tecer julgamentos equívocos, resultados em consequências negativas na avaliação do candidato.

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Geração Z: quais as dificuldades na sua gestão .

Antes de tudo, o que venha ser a geração Z, formada principalmente por jovens que surgiram apos o final da década de 90. Sua principal característica é a massificação da tecnologia que agregou na vida das pessoas, eficiência, inovação e modernidade, sobretudo no ambiente empresarial.
Desse jeito, essa nova geração trouxe transformações bastante impactante nas empresas, com  nova forma de agir e pensar, ampliado suas visões para novas possibilidades e interesses tendo como características a serem mais flexíveis, interativos e dinâmicos.


As pessoas dessa geração Z estão a procura principalmente da estabilidade, propostas e ideias que tragam retorno imediatos, mais ao mesmo tempo que se mantem durador ao longo do tempo. Em muitas das situação essa geração buscar no primeiro momento a remuneração, só depois de fazer parte algo mais significante para vida.


Uma das principais virtudes dessa geração, é de construir na carreira profissional, algo tipo marcante e ainda ser pago por isso. Em fa…

A História Do Como Fazer Onboarding De Novos Colaboradores

Você escolheu novos colaboradores e agora é só esperar para que eles se cresçam na organização? Porem! É necessário fortalecer a relação deles no espaço de trabalho, isso é o ponto de partida para chegar ao  onboarding na integração de novos colaboradores. Incide em uma metodologia para harmonizar e habilitar estes profissionais na cultura da organizacional.
Porem, diversos líderes  de recursos humanos apresentam algumas imprecisões da forma como o onboarding deve ser realizado, logo, quando feito adequadamente, esse procedimento deixa que os colaboradores estejam mais determinados e proporcionem resultados em pouco tempo. siga este artigo e conheça dicas importantes para ter sucesso certo o procedimento deintegrar novos funcionários. Veja!

Agrupe colaboradores em um evento de onboarding de novos funcionários Para começar uma metodologia de onboarding hábil, prepare um evento. Primeiro comece com “seja bem-vindo” no inicial dos trabalhos com novos colaboradores é o mais apropriado pa…

Treinamentos on the job:melhorar na aprendizagem de equipes

Essa pratica detreinamento é cada vez mais comum no ambiente empresarial, principalmente pelo fato de ser realizado dentro do próprio ambiente de trabalho.
A sua finalidade é observar como colaborador se comporta diante das situações do dia-a-dia da empresa, dessa forma adequado aos procedimentos de trabalho da organização. Quando criança, nossos comportamentos são espelhado no que os adultos: falam e gesticulam.

 Essa ideologia é defendida por parte de alguns gestores, que o aumento da aprendizagem do colaborador   através da realização de seu trabalho diário, tudo isso agregado dentro de curso de treinamento formalizado.Contudo, outros tipos de treinamentos não trariam os mesmos resultados. Embora, ajudar integrantes de equipes apreender seja uma tarefa mais difícil de executar na pratica, do que na teoria. ao londo desse artigos vamos conhecer alguns estratégias de aprendizagem o para equipes de trabalho.

Entre diversos métodos de programas trainees e liderança, nesse tipo de trein…