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cultura organizacional: Uma introdução

O que Entende-se por cultura, práticas e procedimentos sociais que abraçam um modelo num determinado ambiente. Estão relacionadas a crenças, valores, instituições e regras morais que permeiam e habituar-se em uma sociedade, sendo considerada a identificação própria de um grupo.

human rights day south africa
Fonte:Getty Images(human rights day south africa).


É aceitável expor que ela é a essência da organização. Se as pessoas souberem precisamente o que a empresa espera delas, com certeza facilitará o entendimento em relação ao jeito de se comportar e a apresentação às atividades para o atendimento das finalidades.Parece muito simples, entretanto, na prática analisar o quanto é difícil. As Pessoas abrangerem esse modelo de comportamento.

 E isso se torna mais difícil ainda se a organização não tiver muito aberta a missão, a visão e os seus valores. Essa concepção da Cultura Organizacional intermedeia e inclui todas as relações internas, são os apoios para o sucesso da organização.


 Por isso, também se faz importante a aproveitar-se das pesquisas de clima organizacional, justamente para verificar se de fato as pessoas estão envolvendo o que a empresa espera delas, mutuamente.
É muito importante entender se as pessoas estão felizes no local em que trabalham. Pela prática, o ideal é que a pesquisa de clima organizacional seja realizada a cada dois anos, para que haja tempo para realizar os devidos planos de ações pelos gestores quando identificado que alguma dimensão aferida resultou em índices abaixo do esperado. A avaliação de desempenho individual não deve ser confundida com a pesquisa de clima organizacional. 

 O Detalhe, A avaliação de desempenho terá como objetivo auxiliar os gestores e o departamento de Recursos Humanos para certificar e desenvolver as pessoas, bem como ajudará no planejamento da carreira.Já a pesquisa de clima, além de averiguar como está o clima interno, concluirá a avaliação individual, porque se terá uma avaliação das áreas e do todo da organização.

Quando avaliado o individual e depois o coletivo, a visão será muito mais ampla, e com certeza serão mais assertivas as ações que deverão ser incluídas pela organização para propiciar um ambiente saudável e bom para se trabalhar, bem como essa satisfação colaborará para que as empresas alcancem os seus objetivos.

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